jueves, 17 de enero de 2013

Jardim Botânico será sede dos jogos dos Povos Indígenas


11/01/2013

O Espaço no Jardim Botânico, localizada na região da comunidade do Sucuri, em Cuiabá, ficou definido como Sede da realização dos Jogos dos Povos Indígenas, que acontece no mês de agosto em 2013 na capital cuiabana. A proposta foi discutida nesta sexta-feira (11.01) em reunião entre membros das Secretarias do Governo do Estado e integrantes do Comitê Intertribal Indígena.

Os membros do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena, que organiza a celebração, relataram todas as diretrizes que envolvem o caderno de encargos e os procedimentos detalhados das ações que envolvem os preparativos que antecedem o evento e ainda discutiu sobre as competências de cada equipe que vão fazer compor a comissão de trabalho.

Para o coordenador de Cultura e Esporte Tradicional Indígena, Carlos Terena, a estrutura escolhida é muito adequada e define como a parte primordial da realização de um grande evento no Estado. “Mato Grosso é um celeiro de diversidades culturais indígenas que tem que ser aproveitado, aqui é propicio para os Jogos, pois pouca gente conhece essa diversidade e esse evento vai mostrar a essência da cultura indígena', ressaltou Terena, lembrando que o objetivo é a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais”, completou.

Terena explicou que a ideia é realizar a competição envolvendo cerca de 40 etnias indígenas presentes em todo o Brasil, com jogos que fazem parte do cotidiano das aldeias. Com a iniciativa, o desenvolvimento e a preservação das atividades esportivas praticadas pelos povos indígenas na região seriam favorecidos. “Essa tradição não tem sentido de coisa passada e sim na busca da memória, que é transmitida e atualizada de geração a geração, respeitando-se assim esses valores, adquirindo o dom da partilha em comemorar uns com os outros, vivendo a gratuidade do festejar”, finalizou.

Os Jogos dos Povos Indígenas serão organizados pelo Comitê Intertribal Indígena e Ministério dos Esportes com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel) em parceria com demais Secretarias do Estado, Prefeitura Municipal de Cuiabá e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Archivo del blog